Países da UE - Roménia

Nome oficial do país: Roménia
Superfície: 237.500 Km2
População: 22.438 hab.
Densidade: 94,5 hab./Km2
Capital: Bucareste
Outras cidades: Brasov, Timisoara, Lasi, Cluj-Napoca, Constanza
Idiomas: romeno (oficial), húngaro, alemão e rom
Moeda: leu


A Roménia está situada no Sudoeste da Europa e faz parte da península balcânica. Os Cárpatos formam um enorme arco que atravessa todo o país, rodeado de ambos os lados por colinas e elevados planaltos. O Danúbio atravessa o país ao longo de um percurso de 1.075 quilómetros - cerca de dois terços do seu comprimento total - indo desaguar no mar Negro, na Roménia.
Noventa por cento da população, é constituída por romenos, enquanto os húngaros, que representam cerca de 7% da população, constituem o maior grupo minoritário. Contrariamente a quase todos os países vizinhos, em que se falam línguas eslavas, o romeno deriva do latim. A maior parte dos habitantes da Roménia são cristãos ortodoxos.
A capital, Bucareste, é uma cidade verde onde abundam os parques e os jardins, bem como belos edifícios antigos, sem esquecer o único museu ao ar livre do mundo, o «Muzeul Satului», que agrupa cerca de 300 construções autênticas de todas as regiões do país.
Durante os séculos XV e XVI, os camponeses da Moldávia acompanhavam os seus senhores feudais à igreja. No entanto, as igrejas eram tão pequenas que frequentemente tinham de acompanhar o serviço no exterior. Foi assim que surgiu a ideia de pintar o exterior das paredes das igrejas com cenas das vidas dos santos - uma espécie de “bíblia ilustrada” para os mais pobres. Esta ideia deu origem a uma forma de arte única no género.
A aterrorizante história do “conde Drácula” está associada à Roménia, mas trata-se com efeito de um romance escrito, em 1897, por um autor irlandês. Existiu, de facto, um conde Vlad Dracul que viveu, no século XV, na Wallachia. No entanto, foi o seu filho, Vlad Tepes, que deu mostras, de um comportamento diabólico quando participou nas guerras dos cristãos contra os turcos, fazendo empalar os inimigos capturados em estacas.