Países da UE - Bélgica

Nome oficial do país: Reino da Bélgica
Superfície: 30.500 Km2
População: 10.296.000 hab.
Densidade: 340,5 hab./Km2
Capital: Bruxelas
Outras cidades: Antuérpia, Gand, Charleroi
Idiomas: francês, holandês e alemão (oficiais)
Moeda: euro


A Bélgica é um dos países que se localizam na chamada região do Benelux, juntamente com a Holanda e Luxemburgo.
A sua costa é banhada pelo mar do Norte e é formada por um conjunto de praias arenosas, margeadas por um alinhamento de dunas. Encontram-se entre elas numerosos “Pólderes”, terrenos baixos e húmidos conquistados do mar com a construção de diques.
A Bélgica, cujo território era habitado por tribos de origem celta e germânica foi ocupada pelos exércitos romanos de Júlio César em 57 a.C. O processo de romanização foi bastante desigual, atingindo principalmente a região Central e Meridional do actual país. Com a perda de hegemonia do Império Romano, a Bélgica foi alvo de invasões germânicas do século III ao V. Entre os séculos VI e IX, caiu sob o domínio do reino dos francos.
Durante a Idade Média, dividida em ducados, condados e cidades independentes, a Bélgica assinalou um enorme salto populacional, o que levou os habitantes a cultivar novas terras; viveu, então, uma etapa de prosperidade económica com o florescimento do comércio e da indústria têxtil.
No entanto, desde 1520 até 1714, a região belga permaneceu sobre o domínio espanhol.
No início do século XIX, as províncias belgas desenvolveram um forte sentimento nacionalista. Em consequência, houve oposição à presença da monarquia holandesa. A independência da Bélgica foi reconhecida pelas potências europeias na Conferência Internacional de Londres em 20 de Dezembro de 1830. A Holanda, porém, não a aceitou oficialmente até 1879.
Relativamente ao património histórico e monumental, destacamos a Grande Praça de Bruxelas e as Atalaias Flamengas.
A Grande Praça de Bruxelas é um belíssimo conjunto de edifícios públicos e privados que, na sua maioria, remontam a finais do século XVII.
O conjunto das trinta Atalaias Flamengas de origem medieval, de um modo geral, contíguas aos edifícios das câmaras e, por vezes, colocadas junto das igrejas, é um símbolo de transição do feudalismo para a sociedade urbana mercantilista.
A Bélgica é um dos países mais desenvolvidos do mundo. No entanto, a forte vocação industrial aliada à falta de diversidade de matérias-primas fazem com que a economia dependa fundamentalmente do comércio externo. A agricultura é um sector pouco significativo; a pecuária bovina é desenvolvida, assim como a criação de porcos, ovelhas e cavalos. A Bélgica é, provavelmente, o país do Mundo que tem mais autores de Banda Desenhada por Km2, com personagens conhecidas internacionalmente como Tintin, Spiron, Gaston Lagaffe e os Estroumpfes. Para além da Banda Desenhada, é também conhecido o apetite e o gosto dos belgas pelos chocolates, pelas batatas fritas e pela cerveja.