Nome oficial do país: Reino da Espanha
Superfície: 504.782 Km2
População: 40.977.000 hab.
Densidade: 81 hab./Km2
Capital: Madrid
Outras cidades: Barcelona, Valência, Sevilha
Idiomas: espanhol (oficial estatal), catalão, galego e basco (oficiais, autonómicos ou regionais)
Moeda: euro
Espanha situa-se no sudoeste da Europa e envolve a maior parte da Península Ibérica, à excepção da faixa que é ocupada por Portugal, ao longo da costa atlântica. Esta tem uma costa atlântica húmida e uma mediterrânea seca.
Após a queda de Granada, Isabel de Castela e Fernando de Aragão casaram em 1469. A partir da união, todos os reinos peninsulares, excepto Portugal, passaram a submeter-se aos mesmos monarcas. O descobrimento da América por Cristóvão Colombo, em 1492, e a sua conquista no séc. XVI, aumentou a sua hegemonia na Europa até à derrota da Armada Invencível que marcou também o declínio do Império.
No séc. XX, depois da Guerra Civil (1936-1939) e a ditadura do general Franco (1939-1975) a Espanha passou para a democracia, sob a supervisão do Rei Juan Carlos I, após uma fase rápida e relativamente pacífica.
A tradição agrícola do país faz com que este sector seja fundamental, destacando-se as produções de cereais, vinho (terceiro produtor mundial) e azeite (primeiro produtor mundial).
A Espanha possui a maior frota pesqueira da Europa e tem também várias indústrias importantes como a automobilística, construção naval, química, siderúrgica, têxtil, calçado e alimentar.
As imagens de marca que a cultura popular espanhola transmite ao exterior estão muito relacionadas com o “flamengo” (dança de inspiração cigana) e com as touradas (actividade extensiva a outros países latinos). Por outro lado, a diversidade de línguas mostra o carácter multinacionalista deste país, em que três comunidades autonómicas, todas localizadas a norte, dispõem de língua própria: Catalunha, Galiza e País Basco, este último enfrentando tentativas separatistas, desde há décadas.
A Espanha foi berço de figuras ilustres, das quais se destacam as seguintes: Miguel Cervantes, escreveu “Dom Quixote de la Mancha”; Velázquez, Goya, Picasso, Miró, Dali (pintores); o arquitecto Gaudi, autor da “Sagrada Família” (Barcelona); o violoncelista Pablo Casals e o compositor Manuel de Falla.
Espanha é o segundo país com maior número de lugares e monumentos na lista do Património Mundial. Eis alguns: Pinturas Rupestres das grutas de Altamira, Teatro Romano em Mérida, Aqueduto Romano de Segóvia, Palácio de Allambra (Granada), Mesquita de Córdova (século X), Santiago de Compostela (grande centro de peregrinação desde a Idade Média), Catedral Gótica de Sevilha e a sua torre sineira (Giraldo, antigo minarete do templo muçulmano), “Sagrada Família”, em Barcelona, grande catedral da autoria do não menos grande Antoni Gaudí …