Euro é a designação da moeda única europeia que entrou em circulação a 1 de Janeiro de 2002. O símbolo do euro é €, inspirado na letra grega épsilon e corresponde à primeira letra da palavra “Europa”; as linhas paralelas simbolizam a estabilidade do euro.
O euro veio substituir as antigas moedas nacionais de doze países da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal. Em 2007, a Eslovénia aderiu tambám ao euro.
Há sete notas e oito moedas diferentes. As notas são iguais, frente e verso, em todos os países, e têm os seguintes valores: 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros.
Nas notas estão representadas os estilos arquitectónicos de sete períodos da história cultural da Europa, com destaque para três elementos arquitectónicos principais: janelas, portas e pontes.
Na frente de cada nota, as janelas e portas simbolizam o espírito de abertura e cooperação na Europa; o verso de cada nota representa uma ponte típica de cada época simbolizando a comunicação entre os povos da Europa e o resto do mundo.
A nota cinzenta de 5 euros representa o período clássico; a nota vermelha de 10 euros, o românico; a nota azul de 20 euros, o gótico; a nota laranja de 50 euros, o renascentista; a nota verde de 100 euros, o barroco; a nota amarela – acastanhada de 200 euros, retrata elementos da época da arquitectura do ferro e do vidro; a nota púrpura de 500 euros, contém elementos da arquitectura moderna do séc. XX.
Ao contrário do que acontece com as notas, as moedas têm uma face comum a todos os países (face europeia), enquanto que a outra face tem um motivo nacional.