Países da UE - Dinamarca


Nome oficial do país: Reino da Dinamarca
Superfície: 43.070 Km2
População: 5.320.000 hab.
Densidade: 123,5 hab./Km2
Capital: Copenhaga
Outras cidades: Arhus, Odense, Alborg
Idioma: dinamarquês
Moeda: coroa dinamarquesa


O território dinamarquês é composto pela península da Jutlãndia, unida à Alemanha por um istmo de apenas 70km, e por um arquipélago no mar Báltico, constituído por mais de 500 ilhas.
A Dinamarca possui limites marítimos a oeste com o Mar do Norte e a leste com o Mar
Báltico e é um país plano.
A Dinamarca é um dos países de maior consciência cívica ambiental. Foi o primeiro país a ter um ministro do Meio Ambiente.
A maioria dos seus mais de 5 milhões de habitantes é originária da própria Dinamarca, sendo um dos países com maior índice de desenvolvimento.
As tribos dinamarquesas foram reunidas num único reino no século IX, com as fronteiras dos seus domínios demarcadas pelo rio Eider. Posteriormente, a Dinamarca tornou-se numa potência do Norte da Europa e foi ampliando as suas conquistas através de expedições navais.
A Dinamarca tem nos vikings os seus mais famosos antepassados que conquistaram territórios em vastas áreas do Atlântico Norte, tanto na Europa como na América, tendo atingindo este continente bem antes Cristóvão Colombo lá chegar, em 1492.
Depois da aliança entre a coroa dinamarquesa e Napoleão Bonaparte, os movimentos revolucionários de 1848 acabaram com o absolutismo, tendo sido aprovada uma Constituição, em 1849, que concedeu direitos e liberdades fundamentais.
Em 1953, uma revisão constitucional possibilitou o acesso de uma mulher ao trono da Dinamarca. Foi o que aconteceu em 1973, com a Rainha Margarida II.
Os famosos contos de Hans Chistian Andersen e os brinquedos da Lego ainda hoje marcam a infância das crianças em todo o mundo.
A escultura que representa a personagem “Pequena Sereia” é um símbolo de Copenhaga.