Nome oficial do país: Reino da Suécia
Superfície: 449.960 Km2
População: 8.867.000 hab.
Densidade: 19,7 hab./Km2
Capital: Estocolmo
Outras cidades: Göteborg, Malmö, Uppsala, Norrkoping, Vasteras
Idiomas: sueco (oficial), lapão e finlandês
Moeda: coroa sueca
A Suécia é um país da Escandinávia, limitado a oeste e norte pela Noruega, a leste e a norte pela Finlândia. A sua costa é banhada pelo Mar Báltico.
A Suécia é um dos países que mais facilmente se associa ao frio, pela sua proximidade ao Pólo Norte, sendo grande parte da sua população caracterizada por ter olhos azuis e cabelos louros, daí dizer-se “parece uma sueca”.
O feminismo sueco criou uma das sociedades mais igualitárias do mundo. A Suécia foi um dos primeiros países a conceder, em 1918, o direito de voto às mulheres e também, junto com a Finlândia e a Noruega, a tê-las em cargos públicos.
A economia da Suécia é uma das que mais se destacam na Europa. A agricultura gera apenas 2% do PIB sueco (1999). A produção, no entanto, cobre quase todas as necessidades do país. Uma importante fonte de receitas são as florestas, que cobrem 68% do território.
As infra-estruturas, a avançada tecnologia e a qualificação da mão-de-obra possibilitam a existência de algumas das empresas de grande peso internacional no domínio da fabricação de máquinas, na liderança mundial em telecomunicações (Ericsson) e no sector automobilístico como a Saab e a Volvo sendo também o primeiro fabricante europeu de camiões pesados e o segundo à escala mundial.
A figura mais conhecida da Suécia é Alfred Nobel, inventor da dinamite que deixou a sua fortuna para a criação de uma fundação para a atribuição de prémios anuais de Física, Química, Medicina, Literatura e Paz Mundial.
O Palácio Real Drottningholm, com os seus fantásticos jardins, situado nas proximidades de Estocolmo e inspirado no Palácio de Versalhes, a chamada Versalhes do Norte, é o melhor exemplo da arquitectura real escandinava e é a actual residência permanente da família real sueca.