Países da UE - Hungria

Nome oficial do país: República da Húngria
Superfície: 93.030 Km2
População: 9.968.000 hab.
Densidade: 107,1 hab./Km2
Capital: Budapeste
Outras cidades: Debrecen, Miskolc, Szeged
Idioma: húngaro
Moeda: florim húngaro


A Hungria localiza-se na Europa Central e é rodeada pelos Alpes e pelos Cárpatos. O Danúbio atravessa o país de norte a sul, constituindo uma importante via de transporte, e proporcionando um acesso fácil à Europa Central e Oriental.
A capital, Budapeste, ergue-se sobre o Danúbio. O seu nome foi criado pela simples justaposição dos nomes de duas antigas cidades: Buda, antiga cidade situada nas colinas sobranceiras à margem direita, rica de história e tesouros culturais, e Pest, a cidade mais moderna nas planícies da margem esquerda com os seus belos edifícios urbanos e a sua intensa actividade. A história da Hungria é muito antiga. No final do séc. I a.C. os romanos conquistaram o território actual húngaro e durante o século VI ocorreram sucessivas invasões de povos bárbaros.
Em 896, os magiares, povo originário da região dos montes Urais, ocuparam as planícies do curso médio do Rio Danúbio. Por volta de 910, Árpád, líder dos magiares, foi eleito príncipe e iniciou a dinastia que estabeleceria as bases do Estado húngaro.
Sob o governo do príncipe Géra (972ª997), bisneto de Árpád, os húngaros iniciaram a conversão da população ao cristianismo e foi estabelecida a estrutura de um poderoso Estado medieval.
É um país especialmente favorável à agricultura: são produzidos cereais, batata, e várias culturas industriais, como beterraba e tabaco. As videiras são cultivadas principalmente nas colinas próximas do lago Balaton e na Região Norte. Na pecuária, sector relevante para a exportação, destacam-se o gado suíno e ovino.
Os recursos minerais mais importantes são o carvão mineral e bauxite.
A Hungria é o país natal de Franz Listz, Béla Bartok e Zoltan kodaly, cuja música, foi inspirada pelas ricas tradições folclóricas nacionais. É ainda um país dominado pela música, gozando os seus violinistas de uma reputação de grande virtuosismo.
Uma das atracções turísticas da Hungria, o lago Balaton – o maior lago da Europa Central e Oriental – constitui uma estância de férias extremamente popular, muito aprecida pelos entusiastas do remo, prancha à vela e vela. Cobre uma área de cerca de 600 quilómetros quadrados, mas em média, tem uma profundidade de apenas três metros.