Países da UE - Irlanda


Nome oficial do país: República da Irlanda
Superfície: 70.280 Km2
População: 3.911.000 hab.
Densidade: 55,7 hab./Km2
Capital: Dublin
Outras cidades: Cork, Limerick
Idioma(s): irlandês e Inglês (oficiais), gaélico
Moeda: euro


A República da Irlanda ocupa 80% da ilha da Irlanda; o resto do território corresponde à Irlanda do Norte, sob domínio do Reino Unido. A população é bastante homogénea: 94% dos habitantes são de origem irlandesa, descendentes de celtas, e uma minoria possui raízes inglesas. A estrutura da população coloca-a entre as mais jovens da Europa. A religião católica exerce grande influência sobre os irlandeses – 91,6% dos habitantes são católicos. O idioma mais falado é o inglês. O gaélico, no entanto, é disciplina obrigatória nas escolas, mas o seu uso é corrente apenas nas zonas rurais.
Nos séculos V e IV a.C., os gaélicos, povo de origem celta, instalaram-se em território Irlandês. A cristianização foi iniciada por São Patrício no século V.
Em 17 de Março, a Irlanda celebra o Dia de São Patrício (389-461). A festa reúne duas das mais importantes características sociais do país: a religiosidade e a emigração. A comemoração também acontece em cidades que possuem grandes colónias de irlandeses, como Nova Iorque, Boston, Chicago, Filadélfia, entre outras. No início do século XX, havia mais irlandeses nos Estados Unidos do que na Irlanda.
Entre os séculos VIII e XI, a ilha foi invadida por povos escandinavos. Em 1170, os ingleses, aproveitando as divisões políticas internas, iniciaram a conquista da região. Em 1541, Henrique VIII proclamou-se rei da Irlanda, impôs o anglicanismo, confiscou terras, o que provocou revoltas populares.
Em 1641, uma grande rebelião terminou de modo trágico. A repressão ordenada por Oliver Cromwel traduziu-se nas matanças de Drogheda e Wexford (1649). Como resultado, 40 mil católicos morreram ou foram vendidos como escravos.
Em 1921, depois de anos de guerra civil, a Irlanda conseguiu a independência do Império Britânico. A excepção foi o Ulster (Irlanda do Norte), de maioria protestante, que permaneceu ligado ao Reino Unido.
Uma parte do Exército Republicano Irlandês (IRA), que não aceitava a divisão da ilha, continuou a luta. Em 1949, as autoridades irlandesas romperam os vínculos com a comunidade Britânica de Nações (Commonwealth) e criaram a República da Irlanda.
O significado da bandeira faz alusão à luta entre católicos e protestantes. Assim, o verde simboliza os católicos; o laranja representa os protestantes do norte; o branco faz referência à esperança de paz entre ambos.
A Irlanda experimentou na década de 90 uma inédita prosperidade económica. A transformação positiva deveu-se às medidas implementadas pelo governo e à formação profissional dos jovens.
A história da Irlanda esta muito ligada aos Celtas, povo que privilegiou o culto das forças da Natureza e os mitos. De entre os valores culturais originários deste Pais bem conhecido em todo o Mundo, natural destaque para os escritores James Joyce e Óscar Wilde, para o grupo musical U2 e para a cantora Enya.
O conjunto arqueológico do Vale do Boyne constitui a mais importante manifestação de arte megalítica pré-histórica na Europa, dada a concentração de monumentos com funções sociais, económicas e funerárias.