Países da UE - Polónia

Nome oficial do país: República da Polónia
Superfície: 312.677 Km2
População: 38.605.000 hab.
Densidade: 123,5 hab./Km2
Capital: Varsóvia
Outras cidades: Katowice, Lodz, Cracóvia
Idioma: polaco (oficial)
Moeda: zloty


O Estado polaco existe há mais de mil anos. No século XVI, a Polónia foi um dos mais ricos e poderosos Estados do continente. A primeira constituição polaca foi ratificada em 3 de Maio de 1791. Pouco depois, todavia, a Polónia deixou de existir durante 123 anos, tendo o seu território sido repartido entre a Rússia, a Áustria e a Prússia. O país reconquistou a independência em 1918. Em 1989, as primeiras eleições parcialmente livres na história pós-guerra da Polónia concluíram a luta pela liberdade travada ao longo de 10 anos pelo movimento Solidariedade e marcaram a derrota do regime comunista.
O país dispõe de inúmeros recursos naturais incluindo o carvão, o cobre, o zinco, o ferro, o gesso, a lenhite e também reservas de petróleo e gás natural. A extracção de sal assume frequentemente aspectos surpreendentes: a mina Wieliczka, por exemplo, inclui uma cidade inteira - com um sanatório, um teatro, uma igreja e café - a 135 metros de profundidade.
Há séculos que a cultura polaca faz parte integrante da cultura europeia. De entre os polacos mais célebres destacam-se o astrónomo Copérnico, que, em 1543, foi o primeiro a provar que a terra não ocupa o centro do universo; o grande compositor e pianista Fryderyk Chopin e a famosa cientista Maria Curie-Sklodowska. Os filmes de Andrzej Wajda, Krzysztof Kieoelowski e Roman Polanski constituem um contributo importante para o cinema europeu e mundial.
Um dos mais famosos polacos do nosso tempo foi o Papa João Paulo II. Karol Wojtyla, nasceu no sul da Polónia em 1920, e contribuiu para preservar o papel da Igreja Católica enquanto uma das mais importantes instituições da sociedade polaca.
Cracóvia, a terceira cidade do país, constitui, desde a Idade Média, o centro da vida cultural da Polónia. A Universidade de Cracóvia, fundada em 1364, é precedida apenas, na Europa Central, em termos de antiguidade, pela Universidade de Praga.