Países da UE - Estónia
Nome oficial do país: República da Estónia
Superfície: 45.226 Km2
População: 1.408.556 hab.
Densidade: 31 hab./Km2
Capital: Tallinn
Outras cidades: Tartu, Narva
Idioma: estoniano
Moeda: coroa estoniana
Os antepassados dos actuais estónios habitaram as costas orientais do mar Báltico durante milhares de anos. Durante os últimos oito séculos, contudo, gozaram de uns escassos 35 anos de independência.
A República Independente da Estónia foi constituída em 1918, após a Primeira Guerra Mundial, tem sido reconhecida enquanto Estado por outros países desde 1920, não obstante a ocupação pela União Soviética (1940-1941, 1944-1991) e pela Alemanha nazi (1941-1944).
Trata-se de um país predominantemente plano, com 1400 lagos e 1521 ilhas.
Grande parte da terra está cultivada ou é ocupada por florestas, concentrando-se a produção industrial em torno de Tallin e da parte nordeste do país.
Tallin é uma das cidades mais bem conservadas da Europa e preserva uma atmosfera romântica, com as suas torres cinzentas rematadas por telhados vermelhos, as suas escadas de pedra adornadas por arcos, as suas ruas estreitas e sinuosas e impressionantes muralhas. O turismo representa 15% do produto interno bruto da Estónia.
Ao longo dos séculos, a sauna sempre fez parte integrante da vida quotidiana da Estónia. Os primeiros habitantes da Estónia dedicaram-se, antes de mais, a construir saunas. Diz-se que a sauna surgiu enquanto substituto do sol, garantindo aos estónios os benefícios psicológicos de um calor intenso durante os longos e sombrios meses de Inverno. Esta teoria torna-se cada vez mais plausível após diversos Invernos consecutivos, que chegaram a durar perto de nove meses. As hipóteses de encontrar uma sauna verdadeiramente má na Estónia são tão remotas, como as de encontrar um “pub” verdadeiramente mau na Irlanda.
Por último, os estónios adoram a Internet, sendo a Estónia um dos países com mais ligações à Internet, “per capita”.