Países da UE - Eslováquia

Nome oficial do país: República Eslovaca
Superfície: 49.016 Km2
População: 5.399.000 hab.
Densidade: 110,1 hab./Km2
Capital: Bratislava
Outras cidades: Kosice, Presov, Nitra
Idiomas: eslovaco (oficial), húngaro, checo, ucraniano, ruteno
Moeda: coroa eslovaca


A Eslováquia situa-se na Europa Central, entre a Polónia, a Ucrânia, a Hungria, a Áustria e a República Checa. As montanhas dos Cárpatos dominam o centro e o norte do país, enquanto na parte sul e oriental predominam as planícies. O Danúbio é o seu rio mais importante, ligando a Eslováquia a Viena, ao canal Reno-mãe e aos portos do Mar Negro.
Durante grande parte do século XX, este país, juntamente com a Republica Checa, constituiu a Checoslováquia. Em 1993 separaram-se de forma pacífica, tendo dado origem a dois Estados independentes. Os eslovacos constituem cerca de 86% da população, enquanto os húngaros representam a principal minoria. A religião de maior implantação é a católica.
O Tatra superior, com apenas 26km de comprimento e 16km de largura, constitui a cadeia alpina mais pequena do mundo, muito embora inclua vinte picos de mais de 2500 metros de altura.
Ao longo dos séculos a Eslováquia foi vítima de uma série de invasões, o que explica as numerosas fortificações erigidas nos cimos das montanhas e que permitem controlar os montes e vales circundantes.
Bratislava, a capital, encontra-se em plena modernização, embora os eslovacos se orgulhem dos seus inúmeros monumentos arquitectónicos medievais e barrocos restaurados em todo o seu esplendor.
Os mestres do estilo gótico contribuíram generosamente para a grande variedade do património arquitectónico de Bratislava. O grande retábulo da igreja de Levoca atribuído ao mestre Pavol, constitui o mais elevado retábulo gótico do mundo.