Países da UE - Grécia


Nome oficial do país: República Helénica
Superfície: 131.944 Km2
População: 10.970.000 hab.
Densidade: 83,1 hab./Km2
Capital: Atenas
Outras cidades: Salónica, Pireu, Patras
Idiomas: Grego (oficial), turco, albanês e búlgaro
Moeda: euro


A Grécia é formada pela Península Balcânica e por cerca de duas mil ilhas situadas nos mares Jónico (a Oeste) e Egeu (a Este). A sul é banhada pelo Mar Mediterrâneo.
A Grécia foi o berço da primeira grande civilização europeia. Foi durante a época clássica (séculos VIII – II a.C.) que a Grécia teve o seu período de ouro, com uma civilização brilhante no domínio das artes, da cultura, do pensamento e do desporto. Derrotados os Persas em Maratona, Atenas com o estadista Péricles lançou-se na aventura da democracia; despontaram os grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles e os grandes matemáticos como Pitágoras; surgiram grandes dramaturgos (Esquilo, Sófocles, Eurípedes) e surgiu Homero, autor das duas grandes epopeias da Antiguidade (a “Ilíada” e a “Odisseia”); apareceram os Jogos Olímpicos e os atenienses, aproveitando os melhores arquitectos e artistas, ergueram a formidável Acrópole (candidata às 7 Novas Maravilhas do Mundo).
A Grécia Antiga (Hélade) não constituía um Estado unificado, mas um conjunto de cidades-estado (“polis”), politicamente autónomas e com costumes, tradições e língua comuns.
Depois da queda do Império Romano do Oriente e a partir de 1456, os turcos ocuparam a Grécia, fazendo parte do Império Otomano e só em 1830 é que obteve a independência. Depois de períodos conturbados a Grécia proclamou a República em 1973.
A Grécia tem apenas 25% da sua superfície cultivável. A cultura de cereais (trigo, cevada, aveia e milho) ocupa grande parte das terras. Destacam-se também a vinha, plantada no litoral, a oliveira (terceiro produtor mundial) e o tabaco do qual é um dos principais produtores europeus. Na pecuária, a criação de gado caprino e ovino é a mais significativa. Cerca de 40% da superfície é dedicada a áreas de pastagem.
As receitas provenientes da marinha mercante e do turismo são muito importantes. A Grécia tem, para além da sua parte continental, numerosas ilhas que recebem milhões de turistas de todo o Mundo, desejosos de se banharem nas águas do Mediterrâneo, um cenário de indescritível beleza.
Para além da Acrópole (Atenas), a Grécia conta com outros locais de grande interesse: Delfos, Mosteiros de Meteora e do Monte Athos, Salónica, Olímpia, Rodes e anfiteatro de Epidauro.