Países da UE - Itália


Nome oficial do país: República Italiana
Superfície: 301.225 Km2
População: 57.482.000 hab.
Densidade: 190,8 hab./Km2
Capital: Roma
Outras cidades: Milão, Nápoles, Turim
Idiomas: italiano (oficial), alemão, francês, ladino, sardo
Moeda: euro


A Itália é um país localizado no sul do continente europeu, ocupando a quase totalidade da Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e Sicília. A Península Itálica possui o formato aproximado de uma bota e, por esse motivo, os italianos comumente chamam-na de "lo stivale" ("a bota"), ou la Penisola ("a Península").
A Itália compartilha o seu limite alpino do norte com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovénia. O país também compartilha uma fronteira marítima, através do mar Adriático, com a Croácia e a Eslovénia.
O terreno italiano é bastante acidentado, com os Apeninos formando o esqueleto central da Península. O ponto mais alto de Itália é o Monte Branco (Alpes) com seus 4810 metros, mas dois vulcões estão mais associados com o país: o Monte Etna, na Sicília, e o Monte Vesúvio, perto de Nápoles. Antes da tragédia de Pompeia em 79, o Vesúvio encontrava-se inactivo, havia 1500 anos.
Na Península Itálica estão encravados dois territórios independentes: a República de São marino (no Centro, próximo dos Apeninos) e o Vaticano, sede da Igreja Católica (enclave dentro da capital italiana, Roma).
A Itália é facilmente associada ao Império Romano, pois foi aqui que teve o seu berço. Este império alastrou-se por extensas áreas em torno do Mar Mediterrâneo que os romanos denominaram de “Maré Nostrum”.
O coliseu de Roma, com os seus 189 metros de comprimento, 156 de largura e 48 de altura, é a obra que melhor personifica a força e a grandeza do Império Romano.
Após a queda do Império Romano do Ocidente em 476, a província italiana foi governada por uma série de reis bárbaros, até ao século VI, quando os Estados Papais foram criados.
A partir do século X, as cidades do norte do que hoje é a Itália passaram a ficar mais independentes entre si, tornando-se centros políticos importantes.
A fundação do reino italiano remonta à Unificação Italiana proclamada em Turim, em 1861 e completada em 1870, quando o Papa Pio IX entregou os seus territórios - os estados pontifícios.
Em 1929, Mussolini impôs o fascismo e, no início da década de 1930, a Itália aproxima-se da Alemanha nazi de Adolf Hitler. Os alemães e os fascistas italianos foram vencidos em 1945 (fim da 2ª guerra Mundial) e Mussolini foi executado. Em 1946, foi proclamada a República Italiana.
A Itália é um dos países que mais influência teve e tem na cultura europeia e mundial. A ópera é uma mostra da rica música italiana, bastando citar Verdi e Pucini; a literatura tem clássicos como Dante, Petrarca e, hoje, Umberto Eco; a pintura é pródiga em grandes artistas, como Miguel Ângelo, Leonardo da Vinci, Botticelli, Rafael, entre outros; a ciência está representada por Galileu (geofísico e astrónomo), Marconi …
A Itália é o país com maior número de lugares na lista do Património Mundial. Apenas alguns: Centro Histórico de Roma, Florença, Vaticano, Veneza, Pisa …
A Itália faz parte dos 8 países mais industrializados do mundo. Como exemplos destaca-se a indústria automobilística com marcas como a Ferrari e a Fiat, sem esquecer o motociclo citadino chamado “Vespa”.
Na gastronomia, a maior saliência recai nas mundialmente famosas “pizzas”, secundadas de imediato pelas “pastas” (massas), sem esquecer os gelados e o “Martini”, o vermute de Turim, uma das bebidas mais conhecidas a nível mundial.