Países da UE - Holanda


Nome oficial do país: Reino da Holanda
Superfície: 40.844 Km2
População: 16.067.000 hab.
Densidade: 474,1 hab./Km2
Capital: Amesterdão e Haia
Outras cidades: Roterdão, Uterecht
Idiomas: holandês (oficial), frísio
Moeda: euro
A Holanda, também chamada Países Baixos, situa-se na Europa Ocidental e faz fronteira com a Alemanha, a Leste, e com a Bélgica, a Sul; possui costa voltada para o mar do Norte. O seu segundo nome deve-se ao facto de possuir cerca de um terço do território abaixo do nível do mar; os outros dois terços formam uma vasta planície sem elevações.
Na Holanda foram conquistados muitos terrenos ao mar (pólderes), com a ajuda de diques, barreiras de contenção de água. As terras orientais da Holanda situam-se acima do nível do mar, mas atingem no máximo, 50 metros de altitude. A paisagem holandesa predominante é constituída por turfas (vegetação rasteira). Os diques, os moinhos, os socos, a lapidação de diamantes e as tulipas são as imagens mais conhecidas deste país.
O cultivo de plantas e flores ornamentais, como a tulipa, é uma das actividades mais desenvolvidas do país. Hoje esta flor é cultivada intensivamente na Holanda setentrional e representa 5.3% das exportações do país e abrange 93% do mercado internacional. Além do tradicional cultivo de flores, outras culturas representativas são a batata e cereais. Entre as culturas industriais destacam-se a beterraba e em menor escala, repolho e linho. Na pecuária, a criação de gado suíno e bovino obtém grande rendimento. O país é reconhecido como grande produtor e exportador de lacticínios.
Em 1648, Filipe IV de Espanha reconheceu a independência da República das Sete Províncias dos Países Baixos. Esta formou um vasto império colonial, que contribuiu para a sua prosperidade económica. Depois da queda de Napoleão Bonaparte o Rei Guilherme I reunificou os Países Baixos com os actuais territórios da Holanda, Bélgica e Luxemburgo e inaugurou uma monarquia hereditária.
Na I Guerra Mundial (1914 a 1918) a Holanda manteve-se neutra, mas os seus portos foram bloqueados pelo Reino Unido e França, provocando uma crise económica. A eclosão da II Guerra Mundial, em 1939, afectou ainda mais o país, tendo sido ocupado pelo exército de Hitler, em 1940, sendo libertado pelas tropas aliadas, em 1945.
No campo económico, a Holanda juntou-se à Bélgica e ao Luxemburgo para formar o Benelux – acordo estabelecido em 1948, e que previa o livre comércio entre os três países.
Ao longo dos tempos, a Holanda foi berço de homens ilustres. Quem não ouviu falar já do humanista Erasmo de Roterdão e do filósofo Baruch Espinosa? E dos pintores Jerome Bosh, Vincent van Gogh, Piet Mondrian? …