Nome oficial do país: República de Malta
Superfície: 316 Km2
População: 394,583 hab.
Densidade: 1.249 hab./Km2
Capital: Valetta
Outras cidades: Birkirkara
Idiomas: maltês e inglês (oficiais)
Moeda: lira
Malta, fica situada a meio caminho entre a Europa e a África, no externo meridional do continente europeu, no coração do Mediterrâneo.
Malta é facilmente associada à Ordem de Malta, como é mais conhecida a Soberana Ordem Militar e Hospitalária de S. João, que governou a ilha durante séculos. Esta Ordem, cujo poder e influência chegaram a toda a Europa, tem tido alguns grão-mestres portugueses.
La Valleta, a capital do pais, deve o seu nome a Jean La Valleta, o Grão-Mestre que fundou a cidade em 1566.
Malta possui um património histórico considerável, que vai dos seus templos megalíticos, edificados entre 3200-2700 a.C., à sua capital, uma jóia da arquitectura barroca, e cujas fortificações maciças testemunham a coragem demonstra pelo povo maltês ao longo dos séculos.
Malta goza igualmente de uma longa tradição de hospitalidade. Um dos mais famosos “hóspedes” foi o apostolo Paulo - o futuro S. Paulo – cujo navio em que navegava, naufragou na costa de Malta em 60 d.C.
Malta dispõe de poucos recurso naturais com excepção da famosa pedra dourada (globigerina).
Apesar da ausência de rios, os seus agricultores produzem uma grande variedade de produtos mos seus pequenos terraços.
No entanto, Malta não é só uma ilha solarenga, é um museu ao ar livre no Mediterrânico, tendo ambições, no que respeita ao futuro.
Para além do turismo e da indústria transformadora, solidamente estabelecidas, está actualmente a desenvolver uma economia de serviços e pretende igualmente vir a constituir uma plataforma central para comunicações no Mediterrânico, graças sobretudo aos seus recursos humanos, uma vez que dispõe de uma mão-de-obra flexível, facilmente adaptável ás novas circunstâncias e extremamente dotada ao nível das línguas.
Se bem a língua nacional seja o maltês, o inglês também é conhecido como língua oficial.
Praticamente todos os malteses são bilingues, tendo muitos deles também conhecimentos de italiano.