Países da UE - Finlândia


Nome oficial do país: República da Finlândia
Superfície: 337.010 Km2
População: 5.172.000 hab.
Densidade: 15,3 hab./Km2
Capital: Helsínquia
Outras cidades: Tampere, Turku
Idiomas: finlandês e sueco (oficiais)
Moeda: euro


Situada no extremo Norte da Europa, entre a Escandinávia e a Rússia, e banhada pelo Mar Báltico, a Finlândia tem um quarto da sua superfície em latitudes superiores à do Círculo Polar Ártico.
A localização geográfica explica o rigor do clima continental húmido: Invernos rigorosos, com temperaturas médias de -15 º, e Verões temperados e curtos, com temperaturas médias no sul do país acima dos 20º C. De Novembro a Abril, a maior parte dos lagos e rios permanece gelada. A Finlândia é a terra dos “fiordes” (profundas gargantas rochosas de origem glaciar que avançam sobre o mar) e dos lagos (190 mil que ocupam 10% da área do país).
A Finlândia está entre os países com mais baixa densidade populacional da Europa. Por causa do rigor do Inverno, a população concentra-se na faixa litoral, sobretudo no Sudoeste, onde se localizam as maiores cidades.
Os finlandeses constituem a esmagadora maioria da população (92%). Há uma minoria sueca e cerca de 2500 lapões, de um total de 40000 que se encontram distribuídos entre a Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia., a norte do paralelo 68.
Apesar do rápido processo de urbanização, a taxa de população urbana é a mais baixa entre os países nórdicos. Tanto a taxa de crescimento como os índices de natalidade e mortalidade infantil são muito baixos.
A Finlândia dispõe de dois grandes recursos naturais: a madeira e os minérios. As florestas cobrem 76% da superfície, o que torna o país um dos maiores produtores e exportadores de madeira, especialmente de pinheiros e abetos.
Entre os recursos minerais, a Finlândia explora principalmente cobalto e crómio. Também extrai zinco, chumbo, níquel, titânio, ouro e prata. A agricultura é pouco representativa: cultiva-se apenas 8% do solo. O gado, bovino e suíno, permanece em estábulos por falta de pastos. A indústria é muito desenvolvida. Os principais produtos são derivados da madeira (a celulose e a pasta de papel). Destacam-se ainda as indústrias de construção, mecânica e naval (especializada em embarcações quebra-gelos) e electrónica. A empresa NoKia é líder mundial no fabrico de telemóveis.
Os primeiros habitantes da Finlândia eram caçadores e pescadores árticos, antepassados dos lapões.
Ponto estratégico do comércio báltico a Finlândia foi palco de lutas entre dinamarqueses, suecos e russos. Entre 1881 e 1917, foi intensificado o processo de “russificação” da Finlândia que, após a Revolução de Outubro na Rússia, proclama a independência. É de referir que, já em 1906, a Finlândia tornou-se o primeiro país a atribuir o direito de voto às mulheres.
A Finlândia é um país de tradição automobilística: tem campeões na Fórmula 1 e nos campeonatos mundiais de rali. É deste país o compositor Jean Sibelius e a tradição diz que o Pai Natal mora na Lapónia finlandesa, onde prepara os presentes natalícios.